Aktuale pri Unicamp-Esperanto

. Resumo de la okazantaĵoj ĉe la grupo de Esperanto de la Universitato de Campinas, SP, Brazilo
. Resumo do que acontece no grupo de Esperanto da Universidade de Campinas, SP, Brasil

26 de abril de 2012

Vote em um vídeo em esperanto no concurso Date With History


Um vídeo em esperanto feito por estudantes da Unicamp na Praça da Paz está disputando o concurso "Date With History" (encontro com a história), que dará ao vencedor a oportunidade de fazer seu discurso ao vivo na Rio+20.

O concurso, promovido pela coalizão de ONGs GCCA, trata de vídeos com temas ligados à Rio+20, como desenvolvimento sustentável e meio-ambiente. Por esse motivo, o vídeo discute Belo Monte e o novo Código Florestal brasileiro, apontando a ameaça que isso representa para comunidades indígenas (e, consequentemente, para a diversidade cultural que o movimento esperantista busca preservar). Por fim, apresenta-se a conveniência de uma língua neutra, como o esperanto, para a comunicação internacional.

Convém mencionar que no início do vídeo fala-se em inglês, a língua preferencial em discursos na ONU, e a língua muda para o esperanto logo após o esclarecimento de que ele é mais adequado para representar uma comunidade internacional. Com isso espera-se surpreender os participantes do evento.

Muitas pessoas têm tido dificuldade em votar devido à pouca familiaridade com o inglês, língua que aparece na tela (pode-se optar por outras três línguas, mas a página da votação sempre aparece em inglês), e com o sistema de votação. Por isso, elaboramos um pequeno tutorial que esclarece melhor como votar, disponível em português e em esperanto.

Para votar, basta clicar no link http://datewithhistory.com/#!/media/nvghcy
Após abrir o link, é necessário clicar na estrela abaixo do vídeo, que deverá ficar amarela, indicando que o voto foi validado. Provavelmente o site lhe pedirá para fazer login através de cadastro ou conta no facebook. Uma vez logado, confira se a estrela está amarela, caso não esteja clique sobre ela novamente. Só é permitido votar uma vez e em um único vídeo!

Se você quer ajudar a divulgar o esperanto ou se interessa pelos temas apontados nele, seu voto e sua ajuda na divulgação serão muito importantes. Caso conheça pessoas interessadas em temas como Belo Monte e Código Florestal, busque conscientiza-las de que o vídeo em esperanto é, aparentemente, o único a tratar deste tema.

As opiniões manifestadas no vídeo não são instituicionais, mas pessoais, de responsabilidade somente de seus autores.

Esperamos contar com a sua ajuda!

Grato,

Rafael

14 de abril de 2012

Drinku kaj Lernu no dia 1o de maio

Saluton al ĉiuj!

Je la unua de majo, tago de la laboristoj, du esperantistoj el aliaj lokoj vizitos nian urbon. Ni profitos la ĉeeston de niaj gesamideanoj Anna Lobo el Minas-Ĝerajso kaj Alex Okapi el Francio por babili esperante en amikema kaj ĝojplena etoso en la drinkejo Andanças. Ĉiuj estos bonvenaj!

Kie: Andanças Bar
Kiam: 1a de majo 2012 je la 20-a horo

Ĝis la unua de majo!!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia primeiro de maio receberemos a visita de dois esperantistas: Anna Lobo, de Minas Gerais, e Alex Okapi, da França. Para possibilitar uma confraternização dos visitantes com os esperantistas locais, nos encontraremos no Andanças Bar para conversar em esperanto em um ambiente alegre e descontraído.



Onde: Andanças Bar
Quando: 1o de maio 2012 às 20 horas.

Até o dia 1o de maio!

Marcadores: , , , , , , , ,

11 de abril de 2012

Aluno da Unicamp vence o concurso Partoprenu-IJK!

Organizações de jovens esperantistas promovem diversos concursos que possibilitam o intercâmbio cultural entre jovens através do esperanto, sendo o principal deles o Partoprenu IJK, mantido pela Organização Mundial da juventude Esperantista (TEJO) através do fundo Partoprenu IJK.

O IJK - Internacia Junulara Kongreso ou Congresso Mundial da juventude, acontece anualmente e é o maior congresso de jovens esperantistas do mundo. Três jovens membros da TEJO são premiados anualmente com uma ajuda de custo para ir para o IJK, que este ano acontecerá em Hanói, no Vietnã, mesma cidade onde acontecerá, na semana anterior, o Congresso Universal de Esperanto (UK). Os dois congressos dificilmente acontecem na mesma cidade.

Diversos brasileiros já foram premiados neste concurso (leia sobre um deles), e este ano o brasileiro premiado foi Rafael Henrique Zerbetto, que aprendeu esperanto na Unicamp em 2006 e desde então participa ativamente do movimento esperantista, auxiliando o prof. Lunazzi com as aulas de esperanto na Unicamp e atuando na BEJO (Organização da juventude Esperantista Brasileira) e na Muzaiko - rádio via internet com programação 24h em esperanto.

Lucas Vignoli Reis, ex-aluno da Unicamp, também aprendeu esperanto na universidade e venceu, em 2006, o primeiro concurso BEJO-Ataŝeo, se tornando adido cultural da BEJO na Europa. Sobre a viagem do Lucas, você pode ler aqui.

Durante a viagem, Rafael relatará sua experiência no Vietnã através de um blog criado para isso dentro do portal Esperanto Brasil.

Ainda não sabe esperanto? Matricule-se em AM047 para o próximo semestre ou estude de forma autodidata. Já estudou a língua? Pratique-a, viva sua cultura, participe do movimento esperantista. Quem sabe você não seja o próximo a ir para o IJK ou a viajar para a Europa como BEJO-ataŝeo?

Marcadores: , , , , , , ,