Aktuale pri Unicamp-Esperanto

. Resumo de la okazantaĵoj ĉe la grupo de Esperanto de la Universitato de Campinas, SP, Brazilo
. Resumo do que acontece no grupo de Esperanto da Universidade de Campinas, SP, Brasil

26 de abril de 2012

Vote em um vídeo em esperanto no concurso Date With History


Um vídeo em esperanto feito por estudantes da Unicamp na Praça da Paz está disputando o concurso "Date With History" (encontro com a história), que dará ao vencedor a oportunidade de fazer seu discurso ao vivo na Rio+20.

O concurso, promovido pela coalizão de ONGs GCCA, trata de vídeos com temas ligados à Rio+20, como desenvolvimento sustentável e meio-ambiente. Por esse motivo, o vídeo discute Belo Monte e o novo Código Florestal brasileiro, apontando a ameaça que isso representa para comunidades indígenas (e, consequentemente, para a diversidade cultural que o movimento esperantista busca preservar). Por fim, apresenta-se a conveniência de uma língua neutra, como o esperanto, para a comunicação internacional.

Convém mencionar que no início do vídeo fala-se em inglês, a língua preferencial em discursos na ONU, e a língua muda para o esperanto logo após o esclarecimento de que ele é mais adequado para representar uma comunidade internacional. Com isso espera-se surpreender os participantes do evento.

Muitas pessoas têm tido dificuldade em votar devido à pouca familiaridade com o inglês, língua que aparece na tela (pode-se optar por outras três línguas, mas a página da votação sempre aparece em inglês), e com o sistema de votação. Por isso, elaboramos um pequeno tutorial que esclarece melhor como votar, disponível em português e em esperanto.

Para votar, basta clicar no link http://datewithhistory.com/#!/media/nvghcy
Após abrir o link, é necessário clicar na estrela abaixo do vídeo, que deverá ficar amarela, indicando que o voto foi validado. Provavelmente o site lhe pedirá para fazer login através de cadastro ou conta no facebook. Uma vez logado, confira se a estrela está amarela, caso não esteja clique sobre ela novamente. Só é permitido votar uma vez e em um único vídeo!

Se você quer ajudar a divulgar o esperanto ou se interessa pelos temas apontados nele, seu voto e sua ajuda na divulgação serão muito importantes. Caso conheça pessoas interessadas em temas como Belo Monte e Código Florestal, busque conscientiza-las de que o vídeo em esperanto é, aparentemente, o único a tratar deste tema.

As opiniões manifestadas no vídeo não são instituicionais, mas pessoais, de responsabilidade somente de seus autores.

Esperamos contar com a sua ajuda!

Grato,

Rafael

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial